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1º a 5º ano

Nessa etapa, a escola oferece uma nova organização para o trabalho. Compreender essa nova rotina e dominar os procedimentos necessários para aprender os conteúdos é um desafio real e motivador. Aliadas às expectativas familiares, essas novidades escolares fazem com que os alunos se entusiasmem e tenham disponibilidade para aprender.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, o trabalho dos professores visa à adaptação dos alunos à rotina e às demandas escolares mais complexas, assim como à construção de novas competências, que serão úteis em toda a sua vida escolar. Um dos eixos do trabalho pedagógico consiste no fortalecimento do papel de estudante e, embora as crianças já tragam algumas conquistas da Educação Infantil, assumem a necessidade de estudo e o compromisso com as tarefas de modo cada vez mais significativo.

A rotina de trabalho requer maior compromisso e organização também com o material e com as tarefas. Os procedimentos evoluem da experiência vivida na Educação Infantil: saber usar os cadernos, a agenda, responsabilizar-se pelo material que transita entre a casa e a escola, usar adequadamente objetos emprestados do colega e da própria escola, e cuidar do espaço coletivo.

Nas séries finais do Fundamental 1 há a preocupação com a organização de um projeto de trabalho mais ajustado às características da faixa etária, o que significa uma demanda maior de temas de estudo nas áreas de Ciências Naturais e Ciências Sociais, e um aprofundamento nos temas trabalhados em todas as áreas.

O currículo

As disciplinas desta etapa estão agrupadas em áreas: Práticas de Linguagem, Ciências Sociais, Ciências Naturais e Matemática, todas ministradas pelo mesmo professor polivalente, normalmente pedagogo de formação. Já as aulas de Educação Física, Inglês e Artes são conduzidas por professores especialistas.

Práticas de Linguagem
Matemática
Ciências Naturais
Ciências Sociais
Arte
Inglês
Educação Física

Pais e Escola

Na Escola da Vila, valorizamos muito a parceria com a família. Entendemos que a formação dos alunos – ética, para a vida escolar ou em sociedade – será mais orgânica e segura se eles crescerem sabendo que todos estão juntos nesse processo. Em nossa rotina, essa relação se constrói, por exemplo, em reuniões de pais e eventos ecolares, assim como por meio dos boletins e de entrevistas individuais.

As reuniões de pais são planejadas para informá-los não só sobre o que acontece em classe, mas também sobre processos desenvolvidos nas diferentes séries. Abordam-se temas como alfabetização, cálculo mental, aritmética, ortografia, avaliação, formação de estudante e lição de casa, comunicando às famílias a forma como são trabalhados em sala de aula.

O boletim é o documento individual que comunica aos pais a avaliação do aluno – seu desempenho nas áreas trabalhadas em função dos objetivos de cada área e dos critérios utilizados.

Além disso, as famílias podem acompanhar o desempenho do aluno em entrevistas individuais com a orientadora da classe, sempre que elas ou a escola julgarem necessário, consolidando uma efetiva parceria nessa formação.

Avaliação

A avaliação acontece durante todo o processo de aprendizagem. Os professores avaliam sistematicamente as produções dos alunos fazendo um mapeamento do desempenho de cada um e também da resposta do grupo às propostas. Com isso, podem reorganizar as situações de aprendizagem de modo a favorecer esse processo.

Além disso, visamos à formação de estudantes autônomos e, portanto, o processo avaliativo inclui a comunicação da avaliação aos alunos durante a aprendizagem. Desde as turmas mais novas, compartilhamos com os alunos, em cada estudo, os objetivos do trabalho e os critérios de avaliação.

A autoavaliação é o instrumento que permite que, ao longo da escolaridade, os próprios alunos se apropriem da medida de sua atuação como estudantes, cultivando atitudes favoráveis à aprendizagem.

A avaliação formal dos alunos é feita pela atribuição de conceitos de A a E, a partir do 3º ano, sendo acompanhada de um trabalho para que compreendam que esses conceitos expressam critérios ligados ao conteúdo trabalhado e a seus objetivos.